quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Leitor desde o nº 1 do Jornal Público desiste deste por causa dos saneamentos ideológicos

Transcrevo email enviado ao Diretor do Público por leitor revoltado com os  saneamentos ideológicos recentes

«Sr. Director
Sou comprador-leitor do Público desde o primeiro número publicado.
Apreciava, na direcção de Vicente Jorge Silva (cuja carreira jornalística já acompanhava desde o tempo do CF), a preocupação que o jornal mostrava em dar a conhecer as diversas perspectivas da vida e da realidade existentes na comunidade portuguesa. A partir da saída de V.J.S. o jornal modificou-se (para pior, no meu ponto de vista) mas , mesmo assim, ainda encontrava nele colaboradores cuja qualidade era indiscutível e com os quais me sentia, muitas vezes, em sintonia.
A recente exclusão, em curto lapso de tempo, de José Vitor Malheiros, Alexandra Lucas Coelho e Paulo Moura torna visível que as vozes que não afinam pelo seu pessoal lamiré ideológico irão sendo progressivamente eliminadas. Quando chegará a vez de Rui Tavares, de José Pacheco Pereira e até (quem sabe?) do próprio V.J.S.?
Quero dizer-lhe que para mim já basta. Não estou disposto a assistir a mais defenestrações de colaboradores, por preconceito ideológico, no jornal que já foi – e, claro, deixou de ser – o meu preferido. Por isso me afasto e, a partir de amanhã, já não comprarei mais o seu jornal.
Para terminar quero apenas referir que a minha opinião é diferente da sua no que toca à crise do jornalismo. Há, sim, crise séria, e que tende a agravar-se com a conduta dos directores/saneadores.
V. A.»

Nota: o referido leitor é meu familiar...

Sem comentários: