quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Realejo «Ruja Ruja Quem Quiser que Fuja» Músicas do Novo Album de 2011
Os Realejo, grupo que assume uma música tradicional com raízes celtas, em concerto provam que a melhor música é aquela que nasce sem elitismos, numa honesta roda de amigos. Os realejo são acima de tudo um grupo que aglutina talento com genialidade. Há CDs e noites que deviam acabar assim. Os Realejo possuem o dom, raro, do entendimento da essência sonora, da alma, de cada instrumento.
O Grupo Realejo foi criado por Fernando Meireles em 1990. É constituído por Fernando Meireles (sanfonas, bandolim), Amadeu Magalhães (gaita de foles, flautas, concertina, bandolim e cavaquinho), Fernando Araújo (baixo), Miguel Veras (guitarra),J orgeQueijo (percussão), CatarinaMoura (voz).
O Realejo dedica-se à criação e interpretação de música das tradições europeias (a partir da Idade Média), com especial incidência na música para sanfona, instrumento que havia desaparecido completamente em Portugal durante o século XIX. As sanfonas, concertina, bandolins, cavaquinhos, viola e viola braguesa tocadas pelos Realejo foram construídas por Fernando Meireles. As sanfonas foram feitas a partir de figuras de presépios portugueses dos séculos XVII e XVIII.
Em 1995 o Realejo gravou e editou o seu primeiro CD que tem por título “Sanfonia”, através da editora Movieplay. Em Março de 1997 gravam o segundo CD que tem por título “Cenários”, através da mesma editora. Em Julho de 1997 o Realejo foi um dos grupos convidados a participar nos Rencontres Internacionales des Luthiers et Maîtres Sonneurs de Saint Chartier, tendo sido a primeira vez que um grupo português esteve presente neste santuário das músicas do Mundo.
Desde essa altura, o grupo tem actuado em Portugal e no estrangeiro com grande sucesso. No início de 2005 foram seleccionados para representar o nosso país no Festival de Músicas do Mundo – Dock de Suds – em Marselha (França).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário