sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bio-cremação? Ou melhor: a necessidade de Tanatórios

Já alguma vez ouviram falar nisto? http://www.wef.org/publications/page_highlights.aspx?id=11398&page=features#Bio_Cremation%E2%84%A2_Returns_Bodies_to_the_Environment O que vos parece?

A questão é complexa...
Eu sou favorável à cremação e esta bio-cremação parece uma hipótese interessante...por significar uma pegada ecológica menor e também menos emissões de gases de efeito de estufa...

O problema principal em Portugal, no entanto, parece-me ser a falta de casas mortuárias municipais («tanatórios») como existem em Espanha:
 «A morte é vivida de forma diferente quando se cruzam as fronteiras terrestres de Portugal. Na vizinha Espanha, não há o conceito de velar os defuntos em capelas mortuárias, anexas aos cemitérios ou igrejas»

Ora surgiu já o primeiro tanatório em Portugal em Matosinhos:

Tanatório de Matosinhos



Rua de Sendim

 229535365
 229538416

Segunda a Sábado: 8h00 - 18h00

Veja-se o seguinte artigo:
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Matosinhos&Option=Interior&content_id=1057937&page=-1
Realço:
«De acordo com a arquitecta, Luísa Valente, o Tanatório de Matosinhos vai ser "um espaço ecuménico preparado para receber todas as religiões e os seus rituais", e que servirá outras localidades que não tenham crematório.»
Telefonei para o Tanatório, há minutos, e confirmei que as salas para velório de pessoa falecida não têm qualquer símbolo religioso (cruzes, santos , etc)...
Ora esta parece-me a perspetiva adequada em relação a um estado laico não confessional como o português. O Estado, a Administração Pública e, dentro desta, a Administração Autárquica e Municipal devem dar condições para que uma pessoa seja de que religião for  e, mesmo, não tendo religião (ateísmo e agnosticismo) possa ser velada em espaços sem símbolos religiosos. Muito menos  deve acontecer que as pessoas tenham de ser veladas, às vezes, em espaços que têm símbolos de religião a que não pertencem. Na maior parte das localidades os espaços para velório são da religião católica cristã. Pergunta-se: se se quiser velar um budista, um muçulmano ou um ateu como é? As pessoas devem ser respeitadas na sua personalidade quer em vida quer na morte. Portanto deveriam existir em todo o país Tanatórios em número suficiente que permitissem uma adequada homenagem aos falecidos independentemente da sua crença, religião ou ateísmo.
Enquanto não for assim sugiro que os familiares da pessoa velada requeiram em cada situação o retirar de símbolos religiosos que não se adequam à personalidade da pessoa falecida.

Sem comentários: