quarta-feira, 22 de abril de 2009

Central fotovoltaica da Amareleja



Foto 17
Solar panels stand in a field of flowers at Acciona SA's solar power station in Amareleja, Portugal, on Tuesday, April 14, 2009. The 46-megawatt facility, has a production capacity of 93 million kilowatt-hours a year, and is the world's biggest photovoltaic electricity plant. (Mario Proenca/Bloomberg News) in: http://www.boston.com/bigpicture/2009/04/earth_day_2009.html#photo38

terça-feira, 10 de março de 2009

Baleias


http://www.greenpeace.org/portugal

domingo, 1 de março de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Uma cultura da Bicicleta?...

Pense-se em cultura, por exemplo a existente em território português: neste país há 2 línguas o português «ipsis verbis» e o mirandês, mas apesar de eu não falar mirandês compreendo que se insira (inclusivé a nível do ensino) o mirandês na cultura mais vasta que é a portuguesa. Seja como for no português há muitas variantes: eu sou de Coimbra e cá utiliza-se «basto» para querer dizer «muito»; no algarve chamam-se aos amendoins «alcagoitas»..etc etc
Isto tudo para significar que BiciCultura/Cultura da Bicicleta pode englobar muitas atitudes, variadas, parcelares ou globais, interesses e formas de expressão cultural (textos, filmes, etc...) e de expressão social e política.
A vantagem de se poder utilizar o termo cultura quanto à bicicleta radica no plasticidade e maleabilidade do termo. Para mim Cultura tem o significado de instrução, educação, campo de conhecimentos e práticas. Como tal engloba muito e bastante variedade.
Libertem-se do preconceito em relação a cultura pois se esta significar heterogeneidade, democracia e liberdade, não há que ter receio do conceito pois ele é positivo e abrangente;não tem que significar um padrão totalitário, balofo, vazio de ideias ou restrito a um estrato ou papel social...antes pelo contrário.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Submarino Nuclear afundado ao largo dos Açores



A cerca de 740 Km a Sudoeste dos Açores afundou-se em 1968; com 2 torpedos com ogivas nucleares a bordo! Pergunta-se: há perigo de contaminação por radioactividade? Parece-me que sim...Então o que é possível fazer-se para evitar tal prejuízo? Quais as responsabilidades dos EUA na remoção dos restos do reactor e dos torpedos nucleares?

http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Scorpion_(SSN-589)