sábado, 6 de janeiro de 2018

Cozinhar e Comer Urtigas

As urtigas preparam-se e cozinham-se como qualquer outra verdura. A única diferença é a urticária que provocam ao toque pelo que é preciso algum cuidado na apanha, corte e preparação das urtigas protegendo as mãos com luvas de plástico ou borracha ou sacos de plástico. O que causa urticária não é a rigidez dos «picos» (pelinhos visíveis) mas sim as essências que esses picos contêm e que, com a cozedura, desaparecem não havendo qualquer perigo, pois, ao comerem-se urtigas...
Nós adoramos caldo verde de urtigas... A Receita é a mesma do caldo verde feito com couve. Só que se usa uma luva ou um saco de plástico enfiado nas mãos para colher e cortar fino as urtigas em cima de uma tábua de cozinha...
Há quem use só as folhas das urtigas e ache melhor do que espinafres!!!
Mas também dá para usar os caules desde que a planta não tenha entrado em floração pois, neste caso, os caules tornam-se algo fibrosos ... ;)  

(Por outro lado as urtigas são utilizadas em Agricultura Biológica na preparação do Chorume... ver http://www.hortasbiologicas.pt/mesinhas-da-horta-chorume-de-urtigas.html)


Foto da Urtiga Comum

Urtica dioica

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

"The truth about mobile phone and wireless radiation" -- Dr Devra Davis



A really excellent presentation by Dr Devra Davis

This is well worth watching - lots of well-presented up-to-date information. On 30th November 2015, the Dean's Lecture at the University of Melbourne was given by Professor Devra Davis based around the question "What are the health effects of mobile phones and wireless radiation?". Epidemiologist and electromagnetic radiation health-effects expert, Dr Davis, outlines the evolution of the mobile phone and smartphone and provides a background to the current 19 year old radiation safety standards (SAR), policy developments and international legislation (!!!)