sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Futuro no presente : Transportes

Se um transporte, como o barco de passageiros recentemente em funcionamento no algarve alimentado a paineis fotovoltaicos, usar energias renováveis quer directamente, autonomamente, quer indirectamente via rede eléctrica abastecida com energias renováveis, então a poluição diminui enormemente ao longo de anos, e não são os processos de fabrico que implicam no global um acréscimo sigificativo de poluição.

Os paineis solares fotovoltaicos e as mini eólicas, em microgeração para a produção de energia eléctrica, podem significar o aproveitamento duma área enorme, até agora bastante desaproveitada, que é a dos telhados dos edifícios públicos e privados das cidades ( não haverá assim qualquer tipo de deslocalização, muito menos de poluição). Imagina o que será quando uma quantidade significativa de imóveis for aproveitada neste sentido. mas para tal tem que haver vontade política que pouco a pouco começa a emergir (www.renovaveisnahora.pt), e que é melhor que seja sigificativamente incrementada. Do mesmo modo
a rede eléctrica é melhor que seja aperfeiçoada de modo a estar preparada para recolher a energia produzida por microgeração por pessoas singulares e colectivas.
>

Sem comentários: